Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 65 m2

Ano do Projeto 2020

Equipe
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

Fornecedores
Esmo Metal 

 

OPTIC ART ÓTICA

Projetos comerciais são sempre marcados por uma iniciativa empreendedora particular que se articula, principalmente, através do desenho de uma experiência de serviço e de necessidades comerciais básicas. No caso da OpticArt, os sócios imaginaram um serviço de ótica no qual o cliente tivesse autonomia para escolher e provar mais de mil modelos de óculos em uma tradicional esquina da Praça Osório, no centro de Curitiba.

Para materializar essa idéia, existiam duas premissas principais: eles precisariam de mais de 100 metros lineares de mostruário, e os clientes precisariam de liberdade total de movimento. Ainda assim, seria importante manter algumas mesas de atendimento para as pessoas que precisam de algum tipo de suporte durante a compra.

A solução principal foi quebrar a base tradicional de mostruários atrás das mesas de atendimento, permitindo ao cliente acesso direto as prateleiras, mas sem também colocá-los em um corredor estreito. Desta forma, os clientes rapidamente entendem que podem se movimentar pela loja sem obrigatoriamente fazer contato com um vendedor. As prateleiras, feitas de chapa de aço dobrado, criam uma linha contínua que parte da vitrine da esquina até os fundos da loja, sendo que a prateleira inferior, possui uma profundidade um pouco maior para abrigar bandejas de apoio para os clientes selecionarem suas peças.

Paralelamente, o principal espaço de atendimento se concentra lateralmente a este salão em uma extensa bancada de madeira de formato trapezoidal, onde os clientes podem fazer os eventuais acertos necessários para personalização do produto. A mesa central em formato de ilha, serve como um articulador do espaço, servindo de apoio pontual e destacando produtos selecionados.

Além disso, destaca-se também a materialidade alinhada o branding recém criado, fazendo uso do branco nos planos a altura dos olhos para destaque das formas e cores dos produtos, e do azul marinho no forro curvo da loja, que cria a ilusão de uma cobertura infinita, como se a loja fosse uma extensão da área calçada em frente.