A Linha Uapé foi lareuada com destaque na categoria Interiores e Design da Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Paraná 2023.
A finalidade da premiação é a identificação dos valores, dos avanços e da perspicácia na produção da arquitetura e do urbanismo; em seus contextos locais e dos momentos em que foram realizadas.

Além da premiação para a linha, o banco Uapé esteve exposto no Fuorisalone de 2023 e foi selecionado para o acervo permanente do Museu da Casa Brasileira em São Paulo/SP.


Ano de Lançamento 2023

Fotografia Giuliano Perretto

Equipe
Arthur Felipe Brizola
João Gabriel Kuster Codeiro
Gabriel Zem Schneider
Franco Luiz Faust
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Max Alan Kampa
Thiago Augustus Prenholato Alves

Comercialização
Estúdio Latino de Design

LINHA UAPÉ
*Linha desenvolvida em parceria com Kampa Studio

Geralmente arquitetos e designers de móveis têm contato apenas através de suas peças e projetos. Porém, da inquietude de jovens profissionais com o resultado e entrega de suas criações, surgiu o encontro entre nós e o Max, do Kampa Studio.

Nas etapas finais da reforma do Apartamento Lupa, acabamos indicando para a cliente uma mesa lateral desenhada pelo Kampa Studio para o projeto. Mesa essa que foi entregue pessoalmente pelo Max, curioso para conhecer os arquitetos que haviam encontrado sua peça. Daí, um convite para conhecer o nosso escritório, a época, um escritório marcado pelo mobiliário em compensado naval, de corte CNC, e que havia sido desenhado e executado por nós mesmos. Conversa vai, conversa vem, acabamos mostrando para o Max alguns esboços e croquis de um banquinho que havíamos desenhado, mas ainda não carecia de muito refinamento para chegar em um protótipo real.

O Max logo se interessou pela peça, e resolvemos desenvolvê-la em conjunto. Logo, nascia o primeiro esboço do banquinho Uapé - sim, a linha nasceu com ele. A idéia era desenhar uma peça mais acessível e que pudesse ser resolvida apenas em aço, a fim de facilitar o seu desenvolvimento e produção.

Esse desenvolvimento durou quase três anos. Logo após os primeiro protótipo do banquinho, surgiu a idéia de transformá-lo em cadeira, mas nem imaginávamos o desafio que seria. Foram diversos ajustes, protótipos, e testes informais com clientes na sala de reuniões do escritório.

Mas, sabe como é, a vida profissional e pessoal sempre acaba atropelando algumas coisas e a Uapé foi uma dessas. Outros projetos do escritório, mestrado do Max, pandemia, e uma grande dificuldade de alinhar produção, valor, embalagem, frete e tudo o que envolve a venda de uma peça de mobiliário.

Até que, em meados de 2022, a Estudio Latino de Design encontrou a Solo. Bem, na verdade, a gente já se conhecia de outros carnavais, e com os novos planos da marca, surgiu um convite para que a gente desenvolvesse alguns desenhos para a nova coleção da marca. Estava ali, a oportunidade perfeita de resolver toda a equação da Uapé e finalmente tirar aquele projeto do papel, ou melhor, da fase de prototipagem sem fim. Então, todos juntos, desenvolvemos um último protótipo, como um teste de produção para realizarmos os últimos ajustes necessários, ali a cadeira - por incrível que pareça - acabou perdendo uma peça que descobrimos ser desnecessária e tomou sua forma final.

Uma forma leve, executada apenas em chapas de aço dobradas, que através de suas dobras ganha rigidez estrutural e conforto. O nome da peça é uma referência a vitória-régia, uma planta aquática brasileira, típica da região amazônica. Em tupi-guarani: Uapé. Assim, a linha Uapé é constituída hoje por quatro peças: um banco, uma banqueta, uma mesa lateral e uma cadeira. Todas essas peças possuem um leque incrível de cores disponíveis, e podem ser utilizadas tanto em áreas internas, quanto externas.

Adquira a sua agora mesmo na Estudio Latino de Design clicando aqui.